Muralismo e Painelismo na América Latina


O muralismo resulta um meio de expressão de grande importância na plástica e, ainda mais nas dimensões sociais e, políticas do país, estando destinado a grandes públicos com uma intenção claramente comunicativa.

A arte de Apacheta é uma arte massiva e pública que em seus motivos e linguagem busca uma comunicação direta com o povo.








.
Apacheta: Identidade Cultural


A palavra aymara Apacheta significa lugar místico onde se fazem rituais à Pachamama (Mãe Terra)



O grupo Apacheta se fundou em La Paz Bolívia em 2006 por artistas especializados em diversas técnicas como o desenho, a cerâmica e a pintura. Desde sua fundação, além dos murais, tem realizado múltiplas exposições coletivas, e individualmente são também destacados artistas.







Segundo seus integrantes, Apacheta não faz uma arte para agradar ao público, ainda que suas obras tenham uma intenção comunicativa. Além das preocupações com as questões sociais, o grupo enfoca a identidade cultural, que se evidencia desde a seleção de seus temas até sua proposta formal, que procura ser original e própria.






Em 2009, Apacheta fez um mural comemorativo do Bicentenário da cidade de La Paz em frente ao Palácio Consistorial. No mesmo ano pintou um mural em frente ao Terminal Rodoviário, cujo tema é a integração das nações indígenas e a pluriculturalidade do mundo. Nesse mesmo ano Apacheta realizou dois murais no túnel do "nudo Villazón", que representa as conquistas das lutas reivindicativas dos povos e os costumes, tradições e a multiculturalidade racial.

















Apacheta é uma forma artística presente nos lugares mais importantes da cidade, que com seus temas e suas formas originais, refletem os atuais processos de mudanças que vive o país